Órbita Sebrae reuniu especialistas, em evento on-line, e ensinou conceitos e aplicação prática sobre o tema
Desmitificar a utilização da inteligência artificial pelos pequenos negócios. Este foi o principal objetivo da primeira edição do Órbita Sebrae, que reuniu cerca de 5 mil empreendedores, de forma on-line, para uma imersão com apoio de especialistas sobre o assunto. O encontro ocorreu no último sábado (29) e domingo (30). Blocos de painéis, oficinas, bate-papos e conteúdos relevantes ajudaram os empreendedores a aprender, adaptar, aplicar e escalar seus negócios e produtos com as ferramentas.
“O Órbita Sebrae nasceu do desejo da gente democratizar o conhecimento, de estar em cada canto desse país e fazer chegar até os empreendedores e as empreendedoras algo de qualidade e de impacto para o dia a dia do seu negócio”, afirma a analista do Sebrae Nacional e idealizadora da nova solução, Fernanda Vernieri.
Desenvolvimento de competências
O educador digital de IA Generativa, José Carlos Amorim, foi um dos que integraram o time de especialistas que participaram do evento Órbita Sebrae. Embora haja muitos mitos sobre o uso de IA, ele reconheceu que muitos empreendedores têm em ficar de fora das novidades tecnológicas. Uma das dicas do educador foi estudar pelo menos três ferramentas disponíveis antes de começar a testar a IA no negócio.
“A verdade é que a IA pode dar um aumento de produtividade em até 50%. Quanto mais cedo o empreendedor entende essas possibilidades e como podem ajudar a reduzir os problemas, será melhor para ele. Isso está muito conversacional, não é mais programação, é linguagem humana. E é por isso que acredito que a IA generativa é tão importante e um divisor de águas para o micro e pequeno empresário”, disse.
Kizzy Terra, professora de programação, cientista de dados e cofundadora do Canal Programação Dinâmica, abordou as vantagens competitivas que a Inteligência Artificial pode trazer para o pequeno negócio. “O principal elemento é ter curiosidade e estar disposto a explorar esse vasto campo. Além disso, é importante escolher qual o gargalo que você deseja resolver”, explicou.
O estrategista em Inteligência Artificial Roger Medke reforçou a importância do desenvolvimento de habilidades para que as ferramentas sejam um diferencial do pequeno negócio. “Sempre quando a gente fala de tecnologia, ela parece estar no centro de tudo. Mas é importante termos a consciência de que a Inteligência Artificial é apenas mais uma tecnologia, que pode ser utilizada para fazer tarefas diárias. É mais sobre mentalidade. Nós, como empreendedores, somos criativos por natureza e a Inteligência Artificial potencializa aquilo que está dentro de nós”, afirmou.
Dicas
O gerente de Gestão de Soluções do Sebrae, Eduardo Curado, separou três dicas importantes para os pequenos negócios começarem a implementar ações com o apoio das ferramentas de Inteligência Artificial. Confira:
1) Capacitação
Busque se capacitar, busque conhecimento. “Faça o curso de Inteligência Artificial na Prática. É um curso que foi pensado para aquele estágio inicial, para aquele empreendedor que não tem tanta familiaridade com o assunto.”
2) Não tenha medo
Desmistifique a ideia de que Inteligência Artificial não é para você, que ela veio para substituir o humano. “Ela veio para ajudar o empreendedor a ser mais produtivo, a utilizar melhor o seu tempo em atividades em que a inteligência social não vai conseguir ajudar tanto”, explicou.
3) Aplique
Não espere amanhã para colocar em prática tudo isso que você está aprendendo. “Teste na empresa, no seu marketing, na gestão, na capacidade de gerir os recursos humanos. Assim, certamente você terá bons resultados”, apontou.
Para quem se inscreveu no curso do Sebrae com a Órbita, os conteúdos seguem disponíveis até o dia 7 de dezembro.
Foto Julio Nascimento


